Mensagem Pastoral
Caros padres, diáconos, leigos e leigas,
“O Altíssimo deu aos homens a ciência, para que pudessem honrá-lo por suas maravilhas. (...) Peca na presença daquele que o criou quem não se submete ao tratamento do médico” (Eclo 38, 6.15)
Estamos vivendo uma das maiores pandemias da história e sabemos quanta dor e sofrimento tem se abatido sobre a humanidade e sobre nosso querido povo da Diocese de São Miguel Paulista, localizada na periferia do extremo leste do município de São Paulo, atual epicentro da pandemia do coronavírus no Brasil, e que conta, aproximadamente, com 3 milhões de habitantes em um território de 198 km2.
No último dia 26 de junho, sexta-feira, reuni-me com os padres coordenadores dos setores pastorais da Diocese, os quais relataram que o contágio pelo coronavírus ainda avança sobremaneira entre a nossa população. Com alegria, também ouvimos quantos esforços tem sido feitos para levar consolo e esperança ao nosso povo, sobretudo por meio das celebrações online, das ações caritativas e de outras iniciativas.
A Igreja sempre foi e sempre será defensora e promotora da vida, seguindo os passos de Jesus, que veio para que todos tenham vida e a tenham em abundância (cf. Jo 10,10). Por isso, num processo de escuta e discernimento, apesar de compreendermos a saudade que todos sentimos de nossas missas presenciais e a grande fome pelo Pão vivo que é Jesus na Eucaristia, julgamos que este momento, que ainda é crítico, exige de nós prudência e paciência, pois estamos lidando com a vida de nossos irmãos e irmãs.
Sabemos que em vários lugares do Brasil já se retomam as celebrações presenciais, e isto nos alegra. Contudo, cientes de que estamos numa região muito populosa e ainda assolada pelo avanço da doença, somos convidados a prorrogar ainda um pouco mais a reabertura das missas presenciais em nossas paróquias e comunidades que, no entanto, permanecem abertas para a oração pessoal dos fiéis. Enquanto isso, convido a todos os párocos, administradores paroquiais, equipes de Liturgia, ministros leigos e demais agentes de pastoral a iniciarem o processo de adequação de nossos espaços litúrgicos para quando retomarmos as celebrações com o povo, conforme as Orientações da CNBB para as Celebrações Comunitárias no contexto da pandemia da COVID – 19, divulgadas no último dia 21 de maio. Este período de adequação é importante para que estejamos preparados para quando divulgarmos a data de reabertura.
Expresso minha gratidão aos senhores padres pela criatividade com que procuram, de algum modo, fazerem-se próximos de nosso povo; aos membros de nossas paróquias e pastorais que têm realizado muitas ações sociais e caritativas para atender aos que mais necessitam e a todos os que se dedicam, em nossa cidade, aos serviços essenciais. Deus os abençoe e os guarde e que, nossa Mãe, a Senhora da Penha, e São Miguel Arcanjo, patrono de nossa Diocese, intercedam por todos.
Dom Manuel Parrado Carral
Bispo Diocesano de São Miguel Paulista
Que Jesus nos proteja. Amém
ResponderEliminar