sexta-feira, 12 de junho de 2020

Nunca ouvimos!

Rosto de pessoa, ouvindo desenhos animados orelha, ouvindo ouvidos ...

NUNCA OUVIMOS!

‘Devolva-nos a Missa’ dizem alguns filhos e filhas de Deus. Existe uma cobrança aos Bispos e, sobretudo, aos Padres que estão na linha de frente nas Paróquias como se tivessem prazer em viver tal situação.
Nunca ouvimos ou vimos, nesses 11 anos de Ministério Sacerdotal, os reclames a seguir:

‘Devolva-nos a Catequese’: Quantas perrengues passam nossa Catequese, sobretudo, nas periferias. Falta de catequistas; Falta de compromissos: com sua fé, com a esperança e a caridade! Cadê os que querem ser catequistas? Devolver o que recebemos, mas para quem? Infelizmente há falta de trabalhadores para fazer o que é próprio deles: ensinar a fé!
Só podemos dar/ofertar aquilo que temos! Se faltares fé vai oferecer o quê? Que conteúdo? Se faltares quem pregue é porque falta a resposta do chamado. O conteúdo se esvazia porque não há aquele que se coloca à disposição. E olha, ainda, existem muitos bons catequistas em nosso meio.

‘Devolva-nos a Evangelização-Missão’
Muitos de nossos paroquianos pensam que depende do Padre ou Freira ou de pequenos grupos corajosos a Evangelização e Missão na vida da Igreja para ir além-fronteiras. Inicie essa missão na sua família, na sua rua, no seu bairro. Eles precisam de ti.  Se tu és batizado, és missionário.  'Coragem! Levanta-te, Ele te chama!'(Mc 10, 49). Jesus, o Missionário do Pai, já nos ensinou a estarmos com ouvidos atentos os seus apelos.

‘Devolva-nos a Pastoral de Rua’ ¹
Na sua Paróquia deve ter pessoas que brigam para ver as necessidades dos moradores em situação de rua! Não é mesmo? Devolva-nos a rua... nunca ouvi! Lembro-me dos cães que lambem as feridas de Lázaro... ao menos eles fazem algo. 

‘Devolva-nos a Pastoral da Sobriedade’
Irmãos vivendo como subespécie devido ao alcoolismo e às drogas. Cadê os operários dessa hora? Uma humanidade enferma que não se importa que seja indiferente... Eita mundão relativista. Se for eu que atrapalho, devolvo de graça a pastoral e removam-me o ministério Sacerdotal. 

‘Devolva-nos a Pastoral Carcerária’
Quem mesmo quer visitar os presídios? 'Estive preso e foste-me visitar' (Mt 25, 36). Quem? Alguém? Cadê?

Devolva-nos o trabalho com Idosos, Imigrantes, exilados, os perseguidos pela falta de Justiça e de Liberdade religiosa, na saúde junto aos enfermos, os que passam fome, cativos, poderes públicos’, pois na Política deveriam trabalhar para o essencial: o Bem Comum! ² 

‘Devolva-nos a Missa’... dizem alguns!
Em tempo de provações e privações, o Corpo e o Sangue de Cristo ficaram dissociados de todo o resto: como fé individual, como amuleto em tempos difíceis, egoísmos, privilégios e vaidades de alguns. E dizem argumentando: eu tenho direito!
Mas que direito? Você não consegue ficar sem a Eucaristia, mas consegue ficar frio frente o sofrimento alheio? Explica-me isso? Quero o Corpo e Sangue de Cristo, mas não quero vê-lo nos outros. Muito interessante! Para não dizer no mínimo: que triste! 

Queremos ouvir e rezemos:
 Devolva-nos, como Igreja, Senhor pela sua Misericórdia, 'olhos para ver as necessidades e sofrimentos do próximo e inspirai palavras e ações' ³,  pois perdemos a vista dos que estão ao lado. E junto ao seu Corpo e Sangue ter comunhão na sua Paixão, Morte e Ressurreição.
O Crucificado é o Ressuscitado! Aleluia!  Por hora, se tu não podes comungar como antes, esteja unido com a Igreja em oração, será a nossa comunhão com Corpo-Igreja que é o Senhor. (cf. Rm 12 3-8 e 1 Cor 12, 12-31).
Rezemos pelo fim da Pandemia, unidos na mesma fé. Mas, não só pela pandemia da Covid-19, e sim pelas pandemias do medo, da injustiça, da mentira e  da falta de amor. E por fim, troque o ‘Devolva-nos’ pelo seu direito de ter e fale ‘Mostra-nos’ pelo o que devemos servir. Talvez a Eucaristia faça mais sentido, a partir de hoje, para tua vida de Igreja. 

 Pe. Walison Vieira – Pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, Cidade Tiradentes - SP
Pe. Wetemberg Aires – Pároco da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, JD São João - SP

Fontes:
1- Documento de Aparecida 2007. V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. Rostos que doem em nós. Página 184ss.
2- Missal Romano: Oração Universal da Paixão do Senhor na Sexta-feira Santa.
3- Missal Romano: Oração Eucarística VI-D - Jesus que passa fazendo o bem.

1 comentário: